Close

Planejamento em Primeiro Lugar

 

PLANEJAMENTO EM PRIMEIRO LUGAR

Como arquiteta, vejo muitas pessoas adiando o planejamento de uma reforma ou início de uma construção com a justificativa de não poderem executar a obra (por menor que seja) naquele momento. O primeiro pensamento que me acomete é:

- Já que uma obra bem-sucedida começa pela fase de planejamento, por que adiar uma etapa tão importante?

Planejar e executar logo em seguida seria o ideal, porém, isso não impede que a primeira etapa para a conquista de um sonho seja iniciada seguida de uma pausa estratégica.

Eu poderia citar vários motivos para te incentivar a se planejar com antecedência, os principais seriam:

  1. Maturação das ideias e do projeto;
  2. Ter uma previsão de gastos mais confiável;
  3. Desenhar o cronograma das etapas de execução de forma detalhada;
  4. Evitar surpresas, improvisos e arrependimentos.

Para dar início ao planejamento você não precisa de muito, comece colocando no papel seus desejos e necessidades. Isso é o que chamamos de “programa”, com essa lista começamos a dar forma ao que se tornará o projeto.

Com o início do projeto já é possível levantar alguns orçamentos de base. Começar a construir essa planilha de gastos logo no início permite que você prepare sua reserva financeira para a obra/reforma e muitas vezes até repense o que será feito e quando será executado dependendo das suas possibilidades de investimento.

Com o andamento do planejamento, dá-se início ao detalhamento das etapas de execução. Você já deve ter escutado sobre uma obra, ou até mesmo vivenciado, que ficou parada por falta de material ou mão-de-obra. Na maioria das vezes isso ocorre devido uma falha no planejamento. Ao fazer o cronograma da obra conseguimos visualizar quais etapas dependem da conclusão de outra, quando é o momento certo de comprar determinado material e quando os serviços precisarão ser contratados.

Por fim, quem nunca tomou uma decisão no calor do momento e depois se arrependeu? Ou fez vários planos e na hora ficou frustrado? O planejamento tem o objetivo de evitar que você se arrependa das decisões tomadas, fazendo as melhores escolhas, mesmo porque as consequências de uma decisão errada perdurarão por anos ou até um novo grande investimento.

Não deixe para depois o planejamento que pode ser iniciado hoje!

 

 

 

 

 

 

Mona Cardoso - Arquiteta

 

Deixe o seu comentário
Categories
Olá, bem vindo a Elementais.
Como posso te ajudar?