Close

Já fez Check-up da sua saúde financeira?

Ao longo da vida aprendemos de maneira natural e intuitiva a nos cuidar e ser responsável por todos os detalhes que completam as nossas necessidades para uma vida melhor. Aprendemos que é importante ter uma vida saudável, apostar nos estudos, ser responsável, gentil e educado com as pessoas, porém não aprendemos a organizar nossa vida financeira e fazer um “check-up do nosso bolso."

Eu sou Valéria Souto, Consultora Financeira e estou feliz de ter sido convidada pela Elementais para escrever sobre esse assunto tão importante, pois, pode parecer um assunto distante do mercado da moda, porém o equilíbrio financeiro correto nos leva para uma vida estável, mais leve, feliz e livre de problemas.

Em geral, as pessoas tem uma certa resistência com os números, chegam a acreditar que não são capazes de realizar um ótimo acompanhamento das suas finanças, atribuindo esse papel apenas aos especialistas.

Porém sabemos que é impossível não administrar a nossa vida financeira.Hoje vamos dar dicas de como podemos e devemos ser “médicos” das nossas finanças e aprender a realizar um auto exame simples que ajudará no diagnóstico da sua saúde financeira.

Na sequência, vamos sugerir também tratamentos preventivos ou corretivos para que todos possam alcançar ou manter uma boa saúde financeira.  Basta realizar passo a passo do estudo sugerido a seguir

ETAPA 1 – Auto Conhecimento: Faça um teste!

  • Liste de maneira aleatória todas as entradas de recursos escrevendo tipo e valores;
  • Liste de maneira aleatória todas as saídas de recursos escrevendo tipoe valores;
  • Classifique as entradas em 2 tipos:

           - RECORRENTES = Entradas fixas que vão se repetir mensalmente ou durante o período de análise.

           - ESPORÁDICAS = Entradas avulsas que não vão se repetir.

  •  Classifique as saídas em 4 tipos (modelo sugerido) seguindo a seguinte ordem de prioridade:
  1. GASTOS NECESSÁRIOS (moradia, alimentação, meio de transporte, etc)
  2. APLICAÇÕES EM POUPANÇA (investimentos)
  3. GASTOS COM CONFORTO (lazer, tv a cabo, ar condicionado, serviços domésticos, etc)
  4. GASTOS COM SONHOS (viagens, eletrodomésticos, etc)

Vamos fazer um teste?

DIAGNÓSTICO 1

Modelo Ideal - Saúde financeira em ótimo estado!

Caso 70% do total de entradas recorrentes seja suficiente para pagar o total dos gastos classificados como Necessários, 10% seja reservado para Poupança, 10 % para gastos com Conforto e 10 % reservado para os Sonhos.

A Sua Saúde financeira está em perfeito estado.

PARABÉNS CONTINUE ASSIM!

 

DIAGNÓSTICO 2

Saúde financeira em estado de atenção!

– Caso o total de entradas recorrente seja suficiente apenas para atender ao total dos gastos classificados como Necessários e Poupança (você gasta tudo que ganha), a sua saúde financeira deve ser tratada com muita atenção.

Tratamento Sugerido: Busca por caminho de aumento de receita. É preciso revisar gradativamente os valores gastos com os itens recorrentes, substituindo por alternativas mais econômicas.

 

DIAGNÓSTICO 3 

Saúde finaceira em estado grave!

- Caso o total de entradas recorrentes não seja suficiente para atender ao total dos gastos classificados como Necessários e Poupança (você gasta mais do que ganha), a sua saúde financeira deve sofrer adaptações para evitar dívidas.

Tratamento Sugerido: Adotar ações IMEDIATADAS.

Não demore, é preciso fazer ajustes de maneira urgente para mudar o patamar dos gastos, e principalmente substituir por itens mais econômicos. Assim, você terá custos adequados a realidade momento atual.

De maneira básica e simples escrevi esse texto no intuito de facilitar a vida de vocês. Deixar ao acaso as nossas contas é um erro comum que não devemos cometer. Parece simples, mas na verdade muitas pessoas não fazem esse controle. Organizar a vida financeira é uma tarefa que devemos introduzir no nosso dia a dia para conseguir o equilíbrio que tanto desejamos.

Se realize e seja feliz dentro da sua realidade.
Boa sorte!

Valéria Souto

Administradora e Especialista em Finanças

Deixe o seu comentário
Categories
Arquivo do blog
Olá, bem vindo a Elementais.
Como posso te ajudar?