Close

A Pandemia e o Trabalho Remoto

A pandemia trouxe a teste uma tendência que já estava aflorando no Brasil, a cultura do trabalho remoto. Mais precisamente o trabalho remoto feito a partir do ambiente residencial.
No nosso país essa cultura ainda estava sendo implantada e pode-se dizer que era um sonho distante para muitos profissionais e uma barreira para grande parte das empresas.
O teletrabalho, como também é conhecido, aparenta requerer pouca infraestrutura - conexão à internet e meios de comunicação como celular e computador, por exemplo - mas você já parou para pensar se sua casa está preparada para te oferecer conforto enquanto trabalha?

Separei 5 DICAS para te ajudar a montar seu cantinho de trabalho e transformá-lo em um refúgio de criatividade:

1 - Fique longe das distrações.
Qualquer coisa que o distraia tende a reduzir sua produtividade. Para manter o foco dê preferência a espaços reservados, longe de TV, da passagem de pessoas e de barulhos que possam tirar sua concentração do trabalho, como janelas voltadas para ruas movimentadas ou áreas de lazer que gerem barulho.

2 - Invista em ergonomia.
Uma jornada de trabalho em uma posição incorreta pode trazer graves danos à nossa saúde, seja no escritório do prédio comercial ou mesmo na nossa casa. O maior investimento do seu home office deve ser na sua estação de trabalho, foque em linhas de móveis para escritório na hora da escolha.
Uma cadeira office, aquela projetada para quem passa longas horas sentado em frente a um computador por exemplo, possui diferenciais como regulagem de altura, apoio para braços e balanço no encosto para acomodar a lombar. Os modelos “cadeira diretor” ainda oferecem encosto para a cabeça!

3 - Não deixe de lado a organização!
Cada coisa em seu lugar, já dizia o ditado.
Gaveteiro para pasta suspensa, prateleiras para pastas e livros e gavetas rasas com divisórias internas para pequenos objetos são algumas das opções que encontramos para tornar o local de trabalho mais organizado eficiente, auxiliando na sua produtividade.

4 - Seu espaço, sua personalidade!
Uma das vantagens de trabalhar em casa é poder montar seu escritório com a sua cara, imprima a sua personalidade e seu estilo nesse espaço. Aqui normalmente (a ressalva se aplica para grandes empresas que trabalham com reuniões

executivas por chamadas de vídeo) não precisamos seguir o padrão da empresa em relação à decoração, somos livres para trazer aconchego através de cores, materiais, texturas e variados objetos de decoração, como quadros que nos inspiram e trazem lembranças marcantes por exemplo.

5 - Uma boa iluminação clareia as ideias!
Se possível opte por um cômodo onde você tenha a incidência de luz natural, uma boa janela oferece iluminação gratuita e te auxilia a não se perder na passagem do tempo, lembrando que nosso organismo precisa de uma rotina saudável de trabalho principalmente em um período como o que estamos vivendo. No caso da iluminação artificial, luzes brancas são mais funcionais e ideais para espaços onde precisamos manter a atenção, já a iluminação amarela, por trazer mais conforto, pode ser incorporada ao ambiente como iluminação decorativa, auxiliar à principal que é a branca.

Às vezes tudo que precisamos é ajustar alguns detalhes para termos mais conforto e produtividade. Bom trabalho!

 

Mona Cardoso - Arquiteta

 

 

Deixe o seu comentário
Categories
Arquivo do blog
Olá, bem vindo a Elementais.
Como posso te ajudar?